Área das Ciências Humanas   
Esta área surgiu para suprir necessidades, responder ou criar pensamentos que as ciências naturais não atingiam. As ciências humanas se fundamentam no homem como o centro, aquele que pode agir sobre o que existe ou possa passar a existir. Por isto, é possibilitado, a partir desta área, compreender a sociedade pelo estudo das ações humanas no âmbito das relações sociais através de seus costumes, cultura, economia, política, movimentos sociais... elaborando processos de construção do conhecimento para um viver em sociedade, em termos individuais e/ou coletivo.

História
Objetivo

Possibilitar ao aluno ferramentas conceituais de compreensão, reflexão e elaboração do pensamento críticoem relação àsdiversas formas de construção da realidade social.

Geografia
Objetivo

Possibilitar um aprendizado em relação à dinâmica social, espacial e temporal, onde o aluno possa analisar em escala local e global conceitos e conteúdos geográficos relacionados a espaço e tempo, lugar e território, região, paisagem, ambiente e sociedade.
Filosofia
Objetivo
Ofertar ao aluno uma visão crítica da realidade que o cerca, promovendo a prática reflexiva a partir do desenvolvimento de capacidades que o levem a passagem de uma consciência mítico-religiosa para uma consciência racional.

Sociologia
Objetivo

O ensino da sociologia quer problematizar os fenômenos sociais, discutindo atitudes e crenças em conteúdos interdisciplinares que perpassam os diversos componentes desta área, possibilitando ao aluno investigação, diálogo e contraponto na construção de uma atitude sociológica voltada a análise e a problematização do cotidiano.