Ciências da Natureza  
As ciências da natureza no Ensino Médio devem integrar conhecimentos de Biologia, Física e Química. Estas disciplinas apresentam em muitos momentos características comuns e podem ter articulações didáticas e pedagógicas na condução da aprendizagem.Este formato de torna importante para o desenvolvimento e apropriação de ideias de forma combinada, possibilitando a prática e contextualizaçãocom o objetivo de oportunizar uma visão do espaço onde vivemos e sua utilização com inteligente e consciência.
Biologia
Objetivo

Ofertar um aprendizado útil à vida e ao trabalho, transmitindo informações e conhecimentos que se transformem em instrumentos de compreensão, interpretação, julgamento, mudança e previsão da realidade.

 

Física
Objetivo

Ofertar um aprendizado útil à vida e ao trabalho, transmitindo informações e conhecimentos que se transformem em instrumentos de compreensão da físicacomo imprescindível na produção, e a evolução do conhecimento científico.

Química
Objetivo

Ofertar um aprendizado útil à vida e ao trabalho, transmitindo informações e conhecimentos a partir da visão da química, pensando-a como uma ciência que se ocupa de materiais e suas transformações que podem levar o homem a controlar estas descobertas tornando-as mais rápidas ou lentas, podendo recriar ou adaptar as mesmas conforme o mundo que o cerca.